terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Reformas tornam o lar mais aconchegante e valorizam imóvel em caso de venda


A alternativa é uma forma de trazer mais bem-estar e aconchego ao lar e ainda assegurar um bom valor na hora da venda do imóvel. Alguns reparos em itens específicos são indispensáveis para adequar o lar às necessidades familiares e valorizar o imóvel em caso de venda. A reforma de um cômodo pode deixá-lo mais funcional e com melhor aproveitamento dos espaços, enquanto reparos nas redes elétricas e hidráulicas evitam problemas futuros, além de elevar o preço dos imóveis.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), neste ano, estima-se um aumento de 6% no gasto com reformas domésticas, sendo grande parte dos reparos feitos com o intuito de valorizar a construção. Mas de acordo com a arquiteta Adriana Morávia, as mudanças devem ser pensadas também a fim de atender as necessidades do lar. “Em apartamentos antigos, deve-se reformar os banheiros, incluindo a troca de toda rede hidráulica e elétrica. Essa ação evita problemas futuros com as infiltrações. A troca do piso também causa um impacto positivo”, explica Adriana.

A iluminação tem papel importante na hora valorização do imóvel. “Um projeto de iluminação possibilita uma infinidade de recursos trazendo conforto e bem-estar aos moradores”, ressalta Adriana. Além disso, investir em boas esquadrias e em metais de qualidade também ajuda a aumentar o valor de mercado da casa.

Mas a arquiteta Estela Netto alerta: alguns reparos podem ter efeito contrário e desvalorizar a morada: “Paredes com revestimentos especiais, cores e forros de gesso muito desenhados não ajudam a venda, pois se tratam do repertório estético pessoal de cada morador. Se a intenção é valorizar o imóvel, a casa deve ter uma decoração mais neutra e atemporal”.

Outro fator importante atualmente na escolha de um imóvel é a região onde está localizado. “Não faz sentido investir um grande volume de recursos em uma morada que está situada em um bairro que não é muito valorizado. No momento de vender, a metragem e o bairro influenciam no preço, já que hoje todo mundo que ter de tudo próximo de casa”, destaca Estela.

Para quem estar determinado a reformar, o mais importante é o planejamento. “É importante se lembrar que o processo é trabalhoso, mas vai trazer mais comodidade e bem-estar, além de agregar valor ao imóvel. Para que essa fase seja mais tranquila, conte com a orientação de um profissional e antecipe a compra dos materiais”, sugere Adriana

Fonte: CorreioWeb

Link de origem: http://correiobraziliense.lugarcerto.com.br/app/noticia/arquitetura-e-decoracao/2014/02/04/interna_noticias,47909/reformas-tornam-o-lar-mais-aconchegante-e-valorizam-imovel-em-caso-de.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário