quarta-feira, 18 de junho de 2014

Décor confere charme a loft alugado



O projeto de interiores desse loft de 80 m² em Savassi, área nobre de Belo Horizonte, foi desenvolvido pela arquiteta Marina Dubal com o propósito de criar um espaço aconchegante, condizente com o perfil jovial e descolado de sua moradora. Só que isso deveria ser feito sem altos investimentos em peças sob medida e marcenaria, já que se trata de um imóvel alugado.
Diante da metragem enxuta, a saída encontrada pela arquiteta foi privilegiar a integração dos ambientes, criar espaços que pudessem assumir várias funções e valorizar os elementos mais interessantes da arquitetura existente, como as escadas e as esquadrias metálicas. No living, que funciona também como sala de TV, a aparência fria e impessoal do imóvel original foi deixada para trás com a introdução de papel de parede Bobinex “pie de poule" em uma das paredes. A estampa em azul claro e cinza adicionou um efeito texturizado. Para proporcionar mais aconchego, sobre o piso de granito foi colocado um tapete em placas com paginação xadrez. A solução, além de ajudar a marcar as áreas de estar e jantar, colaborou para melhorar o isolamento acústico no apartamento.

Uma bancada em MDF revestido com laminado melamínico foi fixada na sala, diante da abertura que dá para a cozinha americana. A peça tem tripla função. É usada como apoio para refeições rápidas e para receber amigos, além de servir como um rack para abrigar os equipamentos de som e vídeo. No conjunto de salas, a combinação de cores e texturas predomina. Alguns exemplos são a poltrona VK amarela em couro sintético da Desmobilia, os bancos em papelão (Líder Interiores), as banquetas com assento de palha (Tok & Stok) e a mesa de jantar com base de palhinha de Isabela Vecci.

Na cozinha, para harmonizar com as bancadas em granito verde ubatuba existentes, foram instalados armários em laminado melamínico preto (Armários Nunes). Quebrando a monotonia dos tons escuros, a rodabancada recebeu adesivos que remetem a ladrilhos coloridos (Adesivart).

Subindo as escadas chega-se a um hall transformado em escritório e que dá acesso ao banheiro e ao quarto. A mesa é composta por um tampo em MDF preto com pés em cavalete (Oppa) pintados de amarelo. O mesmo tom aparece nas molduras usadas junto às serigrafias de Rogério Fernandes que decoram o quarto. Nesse compacto cômodo, o papel de parede listrado faz as vezes de cabeceira e um baú herdado de família é usado como criado-mudo, dando um toque de história e nostalgia ao lugar.

Fonte: Portal Globo.com
Link de origem: http://casavogue.globo.com/Interiores/apartamentos/noticia/2014/06/decor-confere-charme-loft-alugado.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário