terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Tijolo ecológico usa PET e isopor na composição



Já pensou se você pudesse comprar um tijolo feito com PET, isopor, reboco e outras sobras da construção civil? Uma das nossas missões aqui é divulgar essas ideias para que elas se tornem mais comuns por aí. Os benefícios são muitos, já não temos mais para onde jogar tanto lixo. Na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), que fica na cidade de Presidente Prudente, no interior de São Paulo, um tijolo ecológico que usa este tipo de material está em desenvolvimento.

O trabalho está sendo orientado pela professora Rebeca Delatore Simões, doutora em ciência e tecnologia em materiais. “Nosso intuito é fabricar um tijolo que tenha materiais recicláveis que serão triturados e agregados a ele. Será fabricado sem queima, apenas seco ao sol, portanto, não haverá emissão de poluentes no ar”, explica.

Nesse reaproveitamento, haverá uso de pet, isopor, reboco, outros materiais que restam da construção civil e o vinhoto, parte líquida que sobra do caldo da cana-de-açúcar aproveitado na produção do etanol. “Há economia ao reutilizar o reboco, o qual tem embutido areia, cal e cimento, que são extraídos da natureza, e ao aproveitar o vinhoto substituímos o uso da água”, reforça Maria Eunice Carvalho Tosello, professora de Arquitetura e Urbanismo e aluna do mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, ambos na Unoeste.

Jader Géa Garcia, aluno do 4º termo de Engenharia Civil da Unoeste, conseguiu bolsa de estudo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) graças à importância da pesquisa. “Estar envolvido nesse projeto vai acrescentar muito para o meu currículo acadêmico e para crescimento pessoal e profissional, porque hoje o auge das discussões é o meio ambiente”, conta.

Após ter o protótipo pronto, esses blocos serão oferecidos para empresas da região de Presidente Prudente para, então, serem fabricados em larga escala.

Fonte: Universo Jabotá
Link de origem: http://www.universojatoba.com.br/sustentabilidade/projetos-sustentaveis/tijolo-ecologico-usa-pet-e-isopor-na-composicao

Nenhum comentário:

Postar um comentário