segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Muranos de ontem, hoje e sempre


A tradicional arte do vidro em vasos e luminárias. Na definição tradicional, Murano é o vidro produzido na ilha de mesmo nome, vizinha à cidade de Veneza, na Itália, onde a técnica para criar verdadeiras jóias do décor é passada, de geração em geração, desde o século 12.

A tradição ganhou impulso a partir de 1291, quando os artesãos que o produziam foram obrigados a sair de Veneza e se instalar na pequena ilha devido ao risco de incêndio - já que a grande maioria dos edifícios da cidade era construída de madeira. De lá para cá, o fascínio que essas peças exercem só cresceu.

Queridinhos dos profissionais da decoração, os vasos, conchas, centros de mesa e abajures de Murano têm o poder de enriquecer qualquer ambiente, graças à grande quantidade de formatos, técnicas e cores inusitadas. É certo que, vez ou outra, eles saem de moda - mas sempre acabam retornando do passado.

O caráter artesanal de cada peça fez com que surgissem muitos colecionadores de Murano em todo o mundo. Para eles, o vidro não é simplesmente uma peça decorativa, mas um objeto de arte. Alguns desses itens, dependendo da antiguidade, da técnica e do artista que o produziu podem chegar a valores elevados. Entre os mais procurados estão os que levam os nomes das famílias artesãs: Barbini, Moretti, Venini, Barovier & Toso, Seguso, entre outros. Mas se a ideia é apenas incrementar o décor da casa, há, no Brasil, famílias que imigraram da Itália e produzem o murano nacional, com inspiração similar e preços bem mais acessíveis. 
Confira em nossa galeria de fotos uma seleção especial, repleta de cor e encantamento!

Fonte: Portal Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário